Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a thousand books

Sex | 09.04.21

Uma receita de massa fresca.

massafresca 0.1.jpg

Bolonhesa. Lasanha. Tagliatelle alla carbonara. Raviolis com queijo gorgonzola e nozes. Spaguetti com pesto e manjericão. Ou com molho de tomate e lascas de queijo emental. Gosto muito de massa. Mas gosto ainda mais de massa fresca. É muito mais saborosa. E a receita é muito simples e de rápida preparação.

 

Numa taça, colocar 100 g de farinha T 65. Abrir um buraco no meio e colocar 1 ovo L e ½ colher de chá de sal fino. Com um garfo, mexer até incorporar tudo. Colocar a massa na bancada e amassar muito bem. Fazer uma bola, embrulhar em película aderente e deixar a repousar, em local quente e seco, durante 30 minutos, no mínimo. Caso a massa esteja muito seca, acrescentar metade de uma gema.

 

Trinta minutos depois, está na altura de esticar a massa e escolherem qual o formato que lhe querem dar. A nossa máquina dá para fazer lasanha, tagliatelle e spaguetti. Todas elas com a espessura que mais gostarmos, numa escala entre 1 e 7. Basta polvilhar a bancada com farinha. Partir a massa em pequenas porções, achatá-la com as mãos e colocar na máquina. Dar à manivela de forma rápida, e repetir o processo, pelo menos, 4 vezes. Uma vez esticada, está pronta para cozer no imediato. Um pormenor importante, a massa fresca caseira tem um tempo de cozedura relativamente rápido, cerca de 5 a 7 minutos.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Mariana Sofia

    09.04.21

    Nós gostamos muito mais de massa fresca do que da "normal" e é uma receita tão simples de se fazer 😁
  • comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.