Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a thousand books

Sex | 25.06.21

Um brownie. Com caramelo salgado.

O caramelo salgado. É um caminho sem volta. Porque assenta que nem uma luva a todas as sobremesas. E este brownie com crosta de caramelo salgado ficou maravilhoso. Tanto que ficou, que assim que saiu do forno, achámos que devíamos ter dobrado a receita. E o que sobrou do caramelo, guardado num frasco, não há de durar muito tempo. Acreditem em mim. O caramelo salgado é um caminho sem volta.

Brownie com caramelo salgado.jpg

Para o caramelo salgado

240 g de açúcar branco

110 g de água

180 g de natas, mínimo 30% de gordura

80 g de manteiga com sal

1 pitada de flor de sal {ou sal grosso}

 

Numa panela grande, adicione a água e o açúcar e misture até que o açúcar se dissolva na água. Em seguida, limpe com um pincel os respingos da mistura nas bordas da panela. Este processo evita a cristalização do açúcar.

 

Caramelize o açúcar: leve a mistura de água com açúcar a lume médio-alto. Primeiro começará a borbulhar nas bordas ou apenas em alguns pontos ao redor da panela. Depois, toda a superfície irá ferver e o açúcar passará de opaco a claro.

 

Gire a panela: quando o açúcar ganhar uma coloração âmbar, gire a panela suavemente para garantir que o açúcar cozinha uniformemente. Não utilize colher nem espátula, pois o açúcar pode cristalizar.

 

Adicione a manteiga e as natas: quando todo o caramelo estiver com a cor castanha {entre os 171º e os 178º}, adicione a manteiga fria cortada em cubos, mexendo até incorporar. Adicione as natas, mexendo até incorporar. A manteiga fria reduzirá a temperatura do caramelo e ajudará a incorporar as natas.

 

Fora do lume, adicione o sal e deixe arrefecer, antes de utilizar. Pode ser guardado no frio, durante 7 dias, num frasco bem vedado.

 

Para o brownie

112g de manteiga sem sal

125g de chocolate 70% cacau

112g de açúcar Demerara

2 ovos

62g de farinha de trigo

 

Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro pequeno e retangular, com papel vegetal.

 

Derreta o chocolate com a manteiga, em banho-maria. Adicione o açúcar e, com uma vara de arames, mexa bem. Adicione os ovos e bata até a massa incorporar. Adicione a farinha e misture bem, até obter uma massa homogénea. Despeje a massa no tabuleiro e nivele com uma espátula. Com a ajuda de uma faca ou palito, despeje o caramelo já frio e vá fazendo desenhos para espalhar o caramelo em toda a massa do brownie.

 

Leve ao forno durante, mais ou menos, 20 minutos. Ou até a superfície estar seca. Não pode cozinhar por completo para não ficar duro. Salpique com flor de sal e sirva com mais caramelo salgado. Ou com uma bola de gelado.