Review | Se Isto É Um Homem
| Com 3,5 ⭐︎ |

Sobre as memórias e testemunhos acerca do Holocausto, é a sua diversidade literária que nos permite ir concebendo e construindo, ainda que superficialmente, aquela que foi a maior perseguição nazi não só aos judeus, mas igualmente, a todos os que fossem considerados de raça não pura, marcando a história da humanidade.
Se Isto É Um Homem, é um testemunho marcante do Primo Levi, onde as suas memórias nos revelam algumas das piores atrocidades cometidas contra a condição humana. Um testemunho marcante que, uma vez mais, nos confessa que no limite da sobrevivência, vale tudo. Até mesmo roubar, ferir e matar aqueles que partilham os mesmos valores e crenças culturais. Um testemunho marcante, onde se torna difícil manter a concentração. Porque nos perdemos no meio dos momentos de divagação em que Primo Levi tende a cair.
Num ápice, com uma intuição quase profética, a realidade revelou-se-nos: chegámos ao fundo. Mais para baixo do que isto, não se pode ir: não há nem se pode imaginar condição humana mais miserável.”
O cérebro que governava aqueles olhos azuis e aquelas mãos tratadas dizia: “Isto que está à minha frente pertence a um género que, obviamente, é oportuno suprimir. No caso particular, é preciso averiguar antes se por acaso não contém algum elemento utilizável.”
beijinhos **
