Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a thousand books

Seg | 08.08.22

Review | Romance de Verão

| Com 4 ⭐︎ |

Romance de Verão.JPG

Para todos os que gostam de romances. E para todos os que lhes gostam de dar segundas e terceiras oportunidades. Este livro foi tudo o que esperei. Um romance de verão, com momentos adoráveis - ou se preferirem, clichês - e divertidos que nos proporciona um momento de leitura leve. Um romance de verão que aborda a dureza e complexidade da perda e do luto, de forma real e crua - é a incerteza do que vem a seguir e de quem seremos depois disso. E clichés à parte, as personagens foram construídas para serem o espelho das incertezas e dúvidas com as quais somos confrontamos em situações que fogem à rotina habitual.

 

As pessoas eram complicadas. Não eram problemas de matemática; eram coleções de sentimentos e decisões e golpes de sorte. Também o mundo era complicado, não um belo e atmosférico filme francês, mas uma confusão desastrosa e horrível, salpicada de esplendor e amor e significado.

 

January é uma escritora romântica e uma otimista por natureza. Ou não tivesse ela nascido em janeiro e que a tradução do seu nome fosse também o mês do seu aniversário. Porque para frio, já basta o que se faz sentir nesta altura. Augustus é um escritor literário indiferente ao amor e frio por opção. Ou não derivasse o nome dele de August, cuja tradução é agosto, um mês quente, onde os namoros de verão são fugazes e o amor é muitas vezes escasso. Mas estes dois escritores têm mais em comum do que pensam: ambos estão falidos, paralisados por bloqueios criativos e obrigados a escrever mais um bestseller antes que o verão acabe. O resultado não poderia ter sido diferente: uma aposta para trocarem de género literário e ver quem consegue publicado o livro primeiro.

 

Um verão inteiro para explorarem as características do género literário um do outro. Onde ela o leva a sítios dignos de um filme de Hollywood, que ele vai detestar. Onde ele a apresenta a sobreviventes de um culto mortífero no meio do nada, a que ela vai ficar indiferente. Enfim, um verão inteiro para partilharem as histórias um com o outro e verem as suas vidas viradas de pernas para o ar. E foi aqui que esperei um bocadinho mais deste romance; January é muito mais explorada do que Gus e muitas atitudes ficam por explicar. Além de que a relação deles teve desenvolvimentos demasiado rápidos; passaram de rivais a eternos apaixonados num estalar de dedos. E sim, acabei de vos dar um spoiler. Ups.