Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a thousand books

Sex | 19.02.21

Meia dúzia de séries.

series.jpg

Sobre as séries que tenho visto nos últimos meses, confesso que nunca a subscrição de um serviço foi tão usada como a da Netflix. A verdade é que se não a deixei sem fôlego, estive muito perto. E como sei que quanto mais conteúdos temos ao nosso dispor, mais difícil se torna a escolha, selecionei as seis séries que já devorei e pelas quais anseio novas temporadas. À exceção de uma delas, porque a sua continuação foi cancelada.

 

VIKINGS

Uma série de época sobre a história das expedições marítimas e conquistas territoriais dos navegadores nórdicos. Um retrato brutal, realista e cruel onde a ação e a violência nos mostram uma cultura selvagem, característica das tribos nórdicas.

 

Ragnar Lothbrok ambiciona ampliar o domínio nórdico, conquistando as terras mais distantes que se estendem ao longo do oceano. Acreditando que descende do deus Odin, procura glória e riqueza na conquista de novos territórios e, por isso mesmo, será uma personagem tão adorada quanto odiada. Porque as suas atitudes irão pôr em perigo a vida de muitos guerreiros e, em causa ficará a sua aptidão para a liderança e conquista.

 

THE LAST KINGDOM

Uma séria adaptada das crónicas saxónicas de Bernard Cornwell, que aborda as invasões vikings ao território hoje conhecido como Inglaterra. Um retrato do avanço dinamarquês por todo o território inglês até chegarmos a Wessex, o único reino que ainda resiste aos ataques graças a Alfred, o rei que têm conseguido manter o reino coeso.

 

Uhtred que quer vingar a morte do pai e reconquistar a fortaleza de Bebbanburg, vai cruzar-se no caminho e na vida de Alfred o que, por um lado, vai atrasar a sua intenção e, por outro, moldará o seu carácter intempestivo.

 

BÁRBAROS

Uma série histórica alemã que retrata a união de várias tribos germânicas para desafiarem as legiões romanas numa batalha lendária, a batalha na floresta de Teutobutgo. Uma história protagonizada por três amigos de infância, unidos por um trágico destino, tornando-se a força mais importante na luta contra o poder romano. Uma história onde a lealdade, a traição, o amor e o ódio são as forças motoras que irão pôr à prova a amizade entre os três amigos.

 

Vikings, The Last Kingdom e Bárbaros têm a comum a representação realista das batalhas violentas e sangrentas que tiveram lugar na história da luta de diferentes povos pelo território que ambicionavam conquistar. As batalhas planeadas ao pormenor e com a antecedência suficiente representam os momentos mais icónicos como a “shield wall”, no The Last Kingdom.

 

A REVOLUÇÃO

Uma série histórica sobre a sangrenta revolução francesa, mas contada sob um ponto de vista sobrenatural e feminino. Um retrato onde, por um lado, existe uma doença misteriosa que assola França, no século XVIII, em que os aristocratas têm um particular apetite por membros do povo e, por outro lado, a visão histórica contada sob o ponto de vista feminino. Um retrato com ambientes sombrios, ações violentas e demasiado sangrentas de mãos dadas com o sobrenatural.

 

PEAKY BLINDERS

Uma série baseada em factos reais, com cenários fiéis à época do pós Primeira Guerra Mundial. Um retrato sobre uma família de gângsteres que controlou Birmingham, onde reinavam as apostas ilegais, os dramas familiares, os conflitos e a violência.

 

Thomas Shelby ambiciona criar um império e, para isso, conta com a ajuda dos seus irmãos, Arthur Shelby e John Shelby. Apesar dos muitos momentos de crise e conflito que caracterizam a família Shelby, o companheirismo, a amizade e o amor revelam-se os valores mais importantes na relação entre os irmãos Shelby. E, numa época em que as mulheres eram inferiorizadas, Polly Gray e Ada Shelby representam o poder e a determinação femininas, tanto nos negócios como na vida familiar. A tia Polly é quem gere os negócios da família e gere os momentos mais tensos e trágicos; a irmã Ada, apesar de não estar envolvida nos negócios familiares, vai desempenhar um papel fundamental em termos políticos.

 

LUPIN

Uma série inspirada num dos maiores êxitos literários franceses do século XX; Arsène Lupin conquistou os seus leitores tanto pela inteligência e elegância dos seus roubos como pela genialidade dos seus disfarces. E, é inspirado nas aventuras desta personagem icónica e genial que Assan Diop, o protagonista desta série francesa, estrutura um plano de vingança contra uma família abastada que colocou o seu pai na prisão, levando à sua morte. Um herói ou um fora da lei? A verdade é que independentemente do disfarce usado, tem o coração do lado certo e um apurado sentido de justiça.

2 comentários

comentar!