Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a thousand books

Seg | 16.11.20

Crumble de maçã e nozes.

Os dias de outono pedem mantas, livros e séries com fartura. Os dias de outono são mais curtos e, só por isso, merecem umas quantas velas aromatizadas, a queimar o pavio. Os dias de outono pedem fatias de bolo, chocolates e tudo o que seja de conforto. E, por isso mesmo, um crumble com maçãs e nozes parece-me a escolha perfeita para aquecermos o coração.

 

~ Crumble de maçã e nozes ~

crumblemaçãnozes.JPG

Para o recheio,

* 1,5 kg maçãs reineta

* 50 ml rum ou outro licor ou água

* 75 g de açúcar amarelo

* 30 g manteiga derretida sem sal

* 1 a 1 e ½ c. chá de canela em pó

* pitada de noz moscada

* pitada de sal

* 25 g de farinha T55

 

Para a cobertura,

* 85 g de farinha de trigo T55

* 50 g de flocos de aveia

* pitada de sal

* 125 g de açúcar amarelo

* 100 g de manteiga sem sal

* 50 g de nozes

 

Corte as maçãs descascadas em fatias finas. Transfira as maçãs para o tabuleiro ou ramequins e junte todos os ingredientes do recheio, envolvendo bem, com a ajuda de duas colheres.

 

Para a cobertura, coloque todos os ingredientes, à exceção das nozes. A manteiga deve estar fria e em cubos. Misture tudo com a ponta dos dedos até a manteiga estar bem ligada com os ingredientes secos. Finalmente, misture as nozes cortadas em pedacinhos. Espalhe a cobertura sobre as maçãs, uniformemente. Coza em forno pré-aquecido a 180º, cerca de 50 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer até ficar morno. Para servir, pode juntar uma bola de gelado de nata ou de baunilha.

beijinhos **

6 comentários

Comentar post